Prefeitura de Novo Itacolomi

Prefeitura e Secretaria de Assistência Social com CMDCA realizam atividades sobre bullying

A Prefeitura Municipal de Novo Itacolomi, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), promoveram durante esta semana 09 á 12 de Maio, uma série de palestras sobre bullying e Cyberbullying ministrada pelo Professor Luca e pelo consultor Guilherme G Silva, especialista em Comunicação.. O objetivo dessa palestra é abordar as diferenças entre brincadeira e bullying, estimulando denuncias e dando instruções de como agir quando for vítima, agressor ou testemunha. As palestras foram realizadas a todos alunos da Rede Municipal de Educação, Conselho Tutelar, população e alunos do Colégio Estadual Tomé de Souza.

O bullying é uma forma de agressão física, verbal e psicológica que se mostra sistemática e contínua, fazendo com que um indivíduo ou um grupo ataque sistematicamente uma vítima com base em sua aparência ou no seu comportamento, que em geral não está enquadrado no padrão de normalidade estabelecido pelo grupo social. O cyberbullying, por sua vez, é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.

Enquanto o bullying entre adolescentes é largamente praticado no ambiente escolar, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem o tempo todo por meio, principalmente, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens. Podem ser consideradas cyberbullying ações como:

  • Exposição de fotografias ou montagens constrangedoras;
  • Divulgação de fotografias íntimas;
  • Críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente. Os agressores geralmente usam de perfis falsos (fakes), acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtual por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.

Deixe uma comentário