NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Paraná não recebeu e não distribuiu nenhuma vacina contra a Covid-19 fora da validade prevista pelos fabricantes. Dentre os oito lotes de AstraZeneca mencionados pelo levantamento da Folha de São Paulo, o Paraná recebeu apenas dois (4120Z005 e CTMAV520). O primeiro foi distribuído aos municípios no dia 23 de Janeiro, com validade até 14 de abril. Foram 86,5 mil unidades, O segundo, com 38,6 mil, foi enviado às cidades no dia 26 de março, com validade até 31 de maio. O período mínimo entre a distribuição e a validade dos imunizantes foi de 66 dias. O máximo, de 81 dias. Considerando que os municípios recebem as doses e realizam, de maneira geral, aplicação instantânea, é improvável algum tipo de aplicação fora da data no Estado.
Em nota o Município de Novo Itacolomi recebeu as vacinas no dia 24 de Janeiro e todas foram recebidas dentro do prazo de validade, sendo inclusive aplicadas em profissionais de saúde no dia 25 de Janeiro, não havendo perdas de nenhuma dose recebida pelo município devido ao prazo de validade, desde o início da campanha de imunização contra a COVID-19, o município de Novo Itacolomi já recebeu muitos lotes de vacinas e realiza sistematicamente o controle de qualidade e o planejamento da execução de todos os lotes recebidos.
Este período refere-se ao início da campanha de vacinação contra a COVID-19, quando houve demora no recebimento da informação enviada pelos municípios ao Ministério da Saúde,segundo o setor de Imunizações da Secretaria, trata-se de problema de registro no sistema nacional, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
A Secretaria de Estado da Saúde reforça que todas as vacinas são seguras e tem eficácia comprovada. A população deve procurar os locais de imunização e buscar a proteção.
O município de Novo Itacolomi se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Tatiana Favorito

Secretária Municipal de Saúde