Divisão de Meio Ambiente realizou coleta de resíduos eletrônicos nos dias 04,05 e 06 de outubro 2018

A prefeitura de Novo Itacolomi, por meio da Divisão de Meio Ambiente, vem agradecer a comunidade pela colaboração no 5° mutirão de resíduos (lixo) eletrônicos realizado nos dias 04, 05 e 06 de outubro de 2018. Como resultado desta parceria, obtivemos uma ARRECADAÇÃO DE 1400 KGS DE SUCATA ELETRÔNICA, destinadas a Associação de Recicladores de Resíduos Eletro Eletrônico de Londrina Paraná, onde a parte metálica passa por processo de recuperação, retornando ao mercado como componentes de outros produtos, e parte plástica a partir de um processo de reciclagem são transformados em puxadores de moveis diversos. Destacamos que os resíduos eletrônicos NÃO DEVEM SER DESCARTADOS JUNTAMENTE COM A COLETA REGULAR, e sim armazenados até o próximo mutirão que ocorre de forma anual.

A sucata eletrônica possui mais de 20 tipos de componentes que podem ser extremamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Chumbo, arsênio, mercúrio, cobre, cádmio, cromo, zinco e níquel são alguns dos exemplos de metais pesados existentes nos resíduos de equipamentos eletrônicos, e que podem resultar na contaminação do espaço e das pessoas que fazem a sua manipulação. Enquanto está fechado, completo, o equipamento eletrônico não apresenta risco à saúde dos usuários, o perigo de contaminação ocorre quando os componentes internos são expostos, por isso, é preciso evitar a abertura de aparelhos eletrônicos. Esses resíduos não devem, em hipótese alguma, ser depositados diretamente na natureza, e menos ainda se deve descartar resíduos eletrônicos na rua (lotes vazios) ou junto com a coleta comum, pois essa atitude pode acarretar problemas ambientais e contaminações diversas.